A cidade de São Paulo será o cenário da primeira reunião em nível ministerial da Trilha de Finanças do G20, que é composta pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo, além da União Africana e União Europeia. Nos próximos dias 28 e 29 de fevereiro, ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais dos países membros se encontrarão no Pavilhão da Bienal, localizado no Parque Ibirapuera. Representando o Brasil nesse importante evento estarão o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Essa reunião será precedida pela segunda reunião de deputies, representantes de nível vice-ministerial de Finanças e bancos centrais, que acontecerá nos dias 26 e 27 no mesmo local. Na ocasião, o Ministério da Fazenda será representado pela embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais da pasta e coordenadora da Trilha de Finanças.
A agenda proposta pela Trilha de Finanças do G20 inicia com discussões sobre o papel das políticas públicas no combate às desigualdades, em consonância com as prioridades gerais do Brasil no G20. Além disso, durante a reunião ministerial serão abordadas as perspectivas globais sobre aspectos macroeconômicos, como crescimento, emprego, inflação e estabilidade financeira. Os debates buscarão encontrar as melhores práticas para lidar com a crescente dívida global, o financiamento para o desenvolvimento sustentável, a taxação internacional e como as nações enxergam o setor financeiro no futuro próximo.
Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Fazenda Fernando Haddad e do presidente do Banco Central Roberto Campos Neto, o primeiro encontro de deputies da Trilha de Finanças ocorreu em dezembro de 2023, em Brasília. Nessa mesma ocasião, também foi realizado o primeiro encontro conjunto da Trilha de Sherpas e Finanças, evidenciando o comprometimento da presidência brasileira no G20 em propor soluções construídas pelo diálogo entre as trilhas.
Confirmações
Até o momento, 27 delegações, entre membros e convidados, já confirmaram presença na 1ª Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais. Dentre os confirmados, temos a presença da Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen; o ministro de Finanças da Alemanha, Christian Lindner; o comissário para o Comércio e Indústria da União Africana, Albert Muchanga; a ministra das Finanças da Indonésia, Sri Indrawati; e o ministro da Economia da Argentina, Luis Toto Caputo.
Além desses representantes, também estarão presentes representantes de alto nível de 16 organizações e bancos internacionais, convidados oficiais de toda a Trilha de Finanças. Entre os confirmados, destacam-se a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff; o presidente do Banco Mundial, Ajay Bang; o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ilan Goldfajn; a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva; e o presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, Jin Liqun.
As delegações e convidados que já confirmaram presença na reunião incluem representantes de países como África do Sul, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, União Europeia, Coreia do Sul, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Nigéria, Noruega, Portugal, Reino Unido, Rússia, Singapura, Suíça, Turquia e União Africana.
—
Perguntas Frequentes
O que será discutido durante a reunião ministerial da Trilha de Finanças do G20?
Durante a reunião ministerial, serão abordados temas como o papel das políticas públicas no combate às desigualdades, perspectivas globais sobre aspectos macroeconômicos como crescimento, emprego, inflação e estabilidade financeira, dívida global crescente, financiamento para o desenvolvimento sustentável, taxação internacional e a visão das nações sobre o setor financeiro no futuro próximo.
Quais são as confirmações de presença para o evento?
Até o momento, 27 delegações, entre membros e convidados, já confirmaram presença na 1ª Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais. Dentre os confirmados, estão presentes representantes de destaque de diversos países e organizações internacionais.
Qual a importância da presença do Brasil nesse evento?
A presença do Brasil na primeira reunião em nível ministerial da Trilha de Finanças do G20 demonstra o comprometimento do país em buscar soluções e colaborar com outras nações para lidar com desafios econômicos globais. A participação ativa do Brasil reforça sua posição como um player relevante no cenário financeiro internacional.